Bem Estar,  Variedades

O poder da Empatia

Nos dias de hoje a empatia é uma palavra que está super em alta, assim como gratidão e outras mais. Entender a empatia faz parte do processo não só de curar ou ajudar ao outro, mas a nós mesmos. E eu vou explicar melhor o por quê.

Estamos muito ligados a empatia emocional, que nada mais é por exemplo quando uma determinada pessoa diz que a mãe faleceu e automaticamente você sente uma dorzinha no peito, você compartilha o estado emocional com aquela pessoa. Mas a empatia é muito mais do que isso.. ela têm a ver com presença.

Quantas vezes encotrou um amigo triste, e ao tentar ajudar pegou-se falando de você mesmo, tentando diminuir a dor do outro, ou até mesmo tomando partido da dor? Gerando até mesmo ansiedade no outro. Além da empatia emocional precisamos praticar e entender a empatia cognitiva, que nada mais é conseguir compreender profundamente, não só emocionalmente como a pessoa vê o mundo.

A importância do Silêncio na Empatia

Quando queremos ser ouvidos, queremos APENAS ser ouvidos certo? E isso é muito complicado hoje em dia, por isso muitas pessoas amam ir a psicólogos, eles nos ouvem sem nos interromper, sem opinar ou contar da própria vida, apenas nos deixam a vontade para falar e desabafar. Os sentimentos vem e se vão conforme as palavras saem e quando nos damos conta, não há sentimento ruim, não há mais palavras e o que resta é somente o silêncio.

Nós nos julgamos e queremos julgar aos outros, quando apenas o que isso faz é machucar. Quando compreender é o melhor a se fazer. Ouvir ao outro não quer dizer que precise pegar a sua dor, levar para si ou arrumar alguma solução. É apenas compreender, esse é o segredo da empatia na minha opinião.

É sempre importante respeitar independente de qualquer coisa, e precisamos fazer isso com nós mesmos. Aprender a ter empatia por nós e pelos outros, ouvir e sentir sem julgar, apenas compreender. É por isso que orar ou meditar nos faz tão bem 🙂

Mulher com as mãos no pescoço olhando pensativa para o alto de olhos fechados. Como se em paz. Emanando empatia por todos.

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Raíla Maciel
1 ano atrás

Muito legal esse tema, precisamos aprender a ser empáticos. O filme do Coringa aborda de certa forma essa questão, pois no momento em que o personagem principal revela as motivações para os crimes, ele cita o fato de muitas pessoas “não serem legais”. Nem custa tanto assim termos um pouco mais de carinho em nossas relações e faz uma diferença enorme na vida.
Parabéns pelo texto!

2
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x